A cultura da mentira

 



A mentira é a prática de esconder a verdade, infelizmente tem se tornado comum à sua utilização, criando uma cultura dessa prática abominável aos olhos de Deus.

O profeta Jeremias denuncio a cultura da mentira em sua época: "curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; …" (Jr 9:3) A mentira nunca será comum para Deus nem deve ser cultivada por seu povo. Ainda que o mundo veja como algo normal, não podemos ser praticantes desse pecado.

A mentira estava em alta no contexto de Jeremias, tinha se tornado normal para o povo: "Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; ..." (Jr 9:5) Mas, se tem algo repugnante para o Senhor é esse pecado: " Sete coisas o SENHOR aborrece, … olhos altivos, língua mentirosa, …" (Pv 6:16-17) A mentira é uma pratica dos filhos do diabo: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, … Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44) Deste modo, quem é de Deus não pode cultivar a prática da mentira, antes, deve ter compromisso com a verdade e andar na verdade. O apóstolo Paulo diz: "Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade." (2Co 13:8).

Portanto, como filhos de Deus, não podemos andar na mentira nem tão pouco praticá-la, pois, somos de Deus.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 14 de maio de 2023.