A grandeza de Deus e a pequenez humana

 



A ciência tem se multiplicado, o homem conseguiu conhecimento gigantesco sobre vários aspectos da vida, contudo, tudo que conhecemos foi criado por Deus.

Deus entra em diálogo com Jó fazendo alguns questionamentos, para mostrar que quem tem domínio sobre todas as coisas é quem as criou. O Senhor pergunta: "Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?" (Jó 38:4-5). De fato, Deus criou todas as coisas e as rege com o seu Poder.

A humanidade tem alcançado grandes avanços no conhecimento das coisas criadas, mas, acabam se ensoberbecendo, esquecendo que por mais que o homem descubra planetas e galáxias, isso só revela a grandeza do seu Criador, que é Deus. Pois, a bíblia diz: "Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou." (Gn 2:4).

Por mais sábio que alguém seja, esse tal também foi criado por Deus, e é o Senhor que lhe concede a inteligência. Para percebemos a pequenez humana, basta olhar para o passado e ver que até os homens mais inteligentes como: “Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Galileo Galilei, Nikola Tesla, William Shakespeare, Voltaire e Marie Curie” entre outros, já não existem mais. Pois, somos apenas como neblina, como diz Tiago: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." (Tg 4:14).

Portanto, devemos recolher a nossa insignificância, reconhecendo a Grandeza de Deus, e lhe pedir graça e misericórdia, pois, sem o Senhor nada somos e nada podemos fazer.

"… porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15:5).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 29 de novembro de 23.