A honra vem do Senhor

 



A natureza humana anseia por glória, e em sua busca quebra princípios em nome do sucesso.

O amigo de Jó, Eliú diz algo muito interessante e é sobre esse assunto que queremos meditar: "Dos justos não tira os olhos; antes, com os reis, no trono os assenta para sempre, e são exaltados." (Jó 36:7). Ao lermos essa verdade vemos que o próprio Deus é quem traz honras sobre seus filhos, não precisamos andar na busca por glória, nem tão pouco nos auto louvar, pois, a verdadeira honra não é quando a buscamos com fim apenas neste propósito, mas, quando o Senhor nos exalta.

A bíblia nos traz muitos versículos sobre ter cuidado com esse desejo de aparecer. Aos seus discípulos Jesus disse: "Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; …" (Lc 14:8) A verdadeira honra não é por imposição, mas, por merecimento: "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." (Pv 25:27). Contudo, muitos querem os lugares de destaque, mas, quem visa apenas a glória, seu fim é a humilhação: "Pois todo o que se exalta será humilhado; …" (Lc 14:11).

Precisamos aprender o que diz em provérbios: "Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios." (Pv 27:2). Assim, quem se promove, age como louco, pois, caminha para  própria ruína.

Na bíblia há muitos exemplos de exaltação onde o fim foi trágico:

Nabucodonosor: "... Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?" (Dn 4:30) O resultado foi: "Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; … No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, …" (Dn 4:32-33)

Ezequias: "Mas não correspondeu Ezequias aos benefícios que lhe foram feitos; pois o seu coração se exaltou. …" (2Cr 32:25).

Herodes: "Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou." (At 12:21-23)

Portanto, o que precisamos fazer é seguir o exemplo de Cristo: "a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Fp 2:8) E a glória que recebeu veio do Pai: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome," (Fp 2:9).

Se tivermos de ser honrados, que seja o próprio Deus que o faça, porque, o nome Dele será exaltado, pois, o nosso propósito deve ser a glória do Senhor. 

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 27 de novembro de 23.