A importância da profecia

 



Um dos temas recorrentes na bíblia sagrada é a existência do falso profeta.

O profeta Ezequiel foi orientado por Deus para combater os falsos profetas de sua época: "Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas entre as ruínas." (Ez 13:3-4).

O profeta é uma pessoa usada por Deus para trazer uma palavra. A profecia é como uma bússola que orienta: "Não havendo profecia, o povo se corrompe; …" (Pv 29:18). Se o profeta não é uma pessoa de Deus,  consequentemente o que diz não é verdadeiro e nem traz correções e orientações.

Uma das coisas que traz prejuízos espirituais são as falsas profecias. Elas são proferidas por pessoas que não tem compromisso com Deus, antes, visam, status, fama e dinheiro. O apóstolo Pedro diz em sua segunda carta: "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, …" (2Pe 2:1).

Portanto, não é porque existem falsas profecias que devemos desprezar tudo que ouvimos, antes, precisamos apenas ser criteriosos, saber quem estamos ouvindo e observar se há coerência bíblica no que diz. Fazendo assim, não ficaremos frustrados e nem criaremos falsas esperanças.  

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 06 de agosto de 23.