A vitória vem do Senhor



Por mais que alguém seja forte e capaz, não pode vencer sem a mão de Deus.

Josué depois dos desafios contra Jericó e a cidade de Ai, agora iria enfrentar cinco reis que uniram forças para lutar contra Israel: "Então, se ajuntaram e subiram cinco reis dos amorreus, …" (Js 10:5). Iniciou-se uma guerra épica com grandes desafios, um povo contra cinco nações, mas, uma coisa tinha sido observado a quarenta anos atrás, por Josué e Calebe: “… retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nm 14:9). Esse foi o diferencial, a Mão de Deus. O Senhor mais uma vez ratifica sua Palavra: “Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir.” (Js 10:8).

Em todo capítulo dez no livro de Josué, vemos ele imprimindo derrotas a todos seus inimigos, e aqueles que a espada não alcançou o próprio Deus interviu de maneira direta: “… fez o SENHOR cair do céu sobre eles grandes pedras, até Azeca, e morreram. Mais foram os que morreram pela chuva de pedra do que os mortos à espada pelos filhos de Israel.” (Js 10:11).

 Assim, vemos na vida de Josué e de todo o povo, fé e confiança no Senhor; fé, porque não temeram diante do desafio de enfrentar todos esses reis; e confiança, pois sabiam que o Senhor iria afrente da batalha.

Olhar para tudo que os israelitas viveram neste período, podemos tomar por lição, pois, tudo quanto o Senhor está junto e põe a sua Mão é certo que teremos vitórias. Não importa quais desafio tenhamos que enfrentar, se estivermos aliançados com Deus e alinhado com sua palavra, as conquistas e as vitórias é só uma questão de tempo.

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31).

 Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 07 de setembro de 24.