Acima da circunstância

O profeta é Ezequiel é conduzido ao um vale de ossos sequíssimos: "Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos." (Ez 37:2) De maneira normal, não haveria nem uma esperança para aqueles mortos, não tem como enxergar vida em um cemitério, mas, o Senhor o levou para essa paisagem, para ensinar que quando Deus entra em cena, não há cenário que não seja transformado.

O Senhor faz uma pergunta: "Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? …" (Ez 37:3) A resposta é que de maneira natural seria impossível, mas, o profeta responde: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes"." (Ez 37:3).  Assim, o Senhor começa a mostrar a Ezequiel que não há impossíveis para Deus: "Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida." (Ez 37:4-5).

Deste modo, podemos observar que Deus é criador, mas, também restaurador. Assim como tudo se fez conforme a Sua Palavra: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz." (Gn 1:3) Mediante a sua Palavra a restauração também acontece: "E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso." (Ez 37:7).

Portanto, precisamos lembrar que Deus, tanto pode criar como refazer o que um dia existiu: "Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!" (Ez 37:10).

Assim, se você estiver em um contexto, onde as coisas parecem ser impossíveis, não perca a esperança, coloque sua fé em Deus, pois Ele tem o poder para fazer até mesmo um vale de ossos seco voltar a ter vida.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 04 setembro de 23.