Aliança

 

Alianças são acordos previamente estabelecidos com obrigações para as partes envolvidas, quando uma das partes deixa de cumprir a aliança é quebrada.

Deus estabeleceu uma aliança com o povo de Israel e nesta aliança o povo teria de observar as ordenanças. Mas, com o passar dos anos os israelitas esqueceram de guardar os princípios estabelecidos, diante desta má conduta o profeta Jeremias é usado por Deus para os advertir: "… Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito o homem que não atentar para as palavras desta aliança, que ordenei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, …" (Jr 11:3-4). O povo quebrou a aliança e por consequência estava colhendo o fruto da desobediência: "Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!" (Dt 27:26).

Ao quebrar a aliança o povo queria os benefícios sem as obrigações, não muito diferente dos nossos dias, pois vemos muitos querendo ter a bênção de Deus sobre suas vidas sem observar os princípios. Contudo, caminhar dessa forma é uma violação da aliança, e o Senhor não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele: "… Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos." (1Sm 2:30).

Temos uma aliança feita através do Sangue do Senhor Jesus, na qual a bíblia afirma: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo," (Ef 1:3) Assim, sabemos que os que estão em Cristo recebem graça e são através Dele abençoados. Mas, estar em Cristo requer que andemos como Ele andou e vivamos para glória de Deus.

Portanto, somos em Cristo abençoados, mas, é preciso permanecer nEle: "permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. …" (Jo 15:4) Se queremos os benefícios da aliança com Cristo devemos nos manter nEle, como o apóstolo João diz: "aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." (1Jo 2:6).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 18 de maio de 2023.