Amargura da alma

 



Todos nós passamos por lutas e dificuldades e, precisamos ter o cuidado para não nos tornar amargurados.

Jó talvez seja o personagem bíblico que mais passou por aflições, sua vida foi envolvida em dor emocional e física, diante de tudo, expressou: "A minha alma tem tédio à minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei com amargura da minha alma." (Jó 10:1).

Quando estamos passando por lutas precisamos ter o cuidado para não nos tornarmos amargurados, pois, provérbios nos diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4:23). Pois, se não tivermos nossos corações guardado em Deus, também nos tornaremos amargos. Também um outro personagem que em meio a dor e tristeza se tornou tão amargurado que mudou o próprio nome: "Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso." (Rt 1:20).

Na dor a tendencia é termos os mesmos sentimentos que Jó e Noemi tiveram, por isso, devemos buscar em Deus o refrigério para nossas almas, porque a amargura nos faz falar coisas que nem sempre são verdades. Pois, mesmo Deus sendo o Todo-Poderoso, como de fato é, os males que enfrentamos não procedem do Senhor, ainda que aconteça com sua permissão.

Mesmo esses dois personagens expressando suas amarguras, o que realmente estes desejavam eram ser curados e restaurados, algo que posteriormente aconteceu. A Noemi, Deus deu esperança e alegria: "Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste." (Rt 4:14) E Jó também foi por Deus restaurado: "Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." (Jó 42:10)

Portanto, ainda que hoje o sentimento seja de amargura devido as situações, esperem em Deus como disse o salmista: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." (Sl 42:5)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 26 de outubro de 2023.