Amizade

 


Provérbios diz: "… há amigo mais chegado do que um irmão." (Pv 18:24)

Davi desenvolveu um amizade profunda com Jônatas filho de Saul, esse por sua vez amou a Davi com a alma: “Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.” (1Sm 18:3). E mesmo quando Saul pai de Jônatas desejou matar Davi, ele se colocou como intercessor diante do rei em favor do seu amigo Davi: “Então, Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, …” (1Sm 19:4). Essa amizade era verdadeira, mesmo Jônatas sendo herdeiro do trono, valorizou mais a amizade do que a posição que poderia assumir, falou Saul a Jônatas: “Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; …” (1Sm 20:31).

Amizade genuína entre Davi e Jônatas foi mantida mesmo diante das dificuldades, Jônatas poderia ter ignorado e se apegado a loucura do pai, mas preferiu defender o amigo e isso colocou em risco a própria vida: “Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; …” (1Sm 20:33).

Olhando para essa boa amizade, fica a pergunta: Será que temos bons amigos? Será que somos amigos verdadeiros? Até onde estamos dispostos a ir por nossos amigos?

Que o Senhor nos ajude sermos bons amigos e encontrarmos verdadeiras amizades: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Pv 17:17).

Temos um amigo que foi além do normal, que fez mais que qualquer amigo poderia fazer, esse é o Senhor Jesus: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (Jo 15:13).

Se nesta vida não encontrarmos nem um amigo semelhante a Jônatas, lembremos do nosso amigo fiel e eterno que é Jesus. Pois, Ele morreu na cruz para que hoje tivéssemos vida: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5:8).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 15 de novembro de 24.