As injustiças

 



Se tem algo que nos deixa chateados são as injustiças, pois, por causa delas uma série de questionamentos surgem em nossa mente.

O profeta Jeremias ao observar o contexto de mundo em que vivia, percebeu que os homens maus pareciam se dar bem: Jr 12:1: “… Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?”. Quando olhamos para o nosso tempo, vemos que também há situações que nos fazem ter perguntas semelhantes às do profeta, pois, são inúmeras as maldades que parecem ficar empune. O salmista também teve essa impressão quando disse: "Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio." (Sl 73:3-4) Conviver em contextos em que o mau parece não sofrer consequências é muito difícil, mas é preciso continuar, pois, haverá um momento de julgamento e justiça, não feita por homens, mas pelo próprio Deus.

Jeremias, o salmista e tantos outros e até nós mesmo sofremos quando olhamos para o momento, pois, enxergamos apenas as injustiças, mas, quando olhamos para o futuro vemos que em Deus a justiça será feita: "até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles." (Sl 73:17). No livro de Jó também encontramos o fim de quem vive na prática da iniquidade: "São assim as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do ímpio perecerá." (Jó 8:13) O profeta Malaquias diz: "Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve." (Ml 3:18).

Portanto, quando olharmos para toda injustiça que acontece neste mundo, precisamos lembrar que o reto Juiz fará justiça, que ainda que pareça que o mau não está sendo punido, é apenas uma questão de tempo, pois está escrito na carta aos Romanos: "Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:" (Rm 2:5-6).

"… E foram julgados, um por um, segundo as suas obras." (Ap 20:13)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 19 de maio de 2023.