Autocontrole

 


Um dos grandes desafios que temos é manter o autocontrole.

A falta de autocontrole pode levar o homem a fazer loucuras, dos quais, pode se arrepender pelo resto de sua vida. Por isso, o maior desafio não é vencer grandes batalhas externas, mas, vencer a si mesmo.

No salmo quatro vemos o salmista dizer: "Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai." (Sl 4:4). Se antes das decisões que já tomamos, tivéssemos parado e refletido, com certeza as consequências poderiam ter sido menores. Irar-se não é pecado, mas, quando damos lugar a carne se torna pecado: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira," (Ef 4:26).

A bíblia ainda diz mais: "Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." (Pv 16:32). Assim, percebemos que nosso maior desafio é interno. Quando perdemos o controle podemos cometer loucuras: "Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." (Pv 25:28).

Portanto, em vezes de agirmos irados, é necessário viver o fruto do Espírito Santo: "Mas o fruto do Espírito é: … longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gl 5:22-23).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 12 de dezembro de 23.