Bodes ou ovelhas?

 



Quem já criou ovelhas e bodes sabe que os comportamentos das duas espécies são totalmente diferentes. Bodes são presepeiros, barulhentos e desobedientes. Ovelhas são calmas, costuma viver em rebanho e precisa de mais cuidados.

Esses dois animais são usados como figura de linguagem para exemplificar os tipos de crentes. E diante disso o profeta Ezequiel declara: "… ‘Quanto a você, meu rebanho, assim diz o Soberano Senhor: Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes." (Ez 34:17). Ao declarar essa verdade percebemos que por vezes os problemas não estão só na liderança, mas em seus liderados. Existem o mau pastor, mas, também existe a má ovelha. Da mesma forma que o Senhor traz juízo sobre quem lidera também o fará com os liderados: "… ‘Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra." (Ez 34:20).

Muitas vezes se culpa o pastor: “há o pastor não cuida das ovelhas”, “o pastor não vai a traz da ovelha”, “esse pastor não presta”. Mas, o profeta mostra é que também existem ovelhas que não querem serem pastoreadas: "… mas a rebelde e forte, eu a destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça." (Ez 34:16).

Para deixar bem mais claro o Senhor Jesus diz: "Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda." (Mt 25:32-33).

A pergunta é: Estamos vivendo como boas ovelhas, ou como bodes? Precisamos refletir antes que o Bom Pastor use seu cajado e sua vara.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 01 de setembro de 2023.