Bom de lábia

 


Lábia: Discurso astucioso feito com o intuito de convencer ou persuadir (alguém); manha, palavrório ou astúcia.

Existem pessoas que são boas de lábia, com essas precisamos ficar atentos, caso contrário, podemos cair em armadilhas e nos envolvermos em situações embaraçosas.

Abimeleque era filho de Gideão, foi a Sinquém, com um bom argumento para reinar sobre eles: “Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Que vos parece melhor: que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós ou que apenas um domine sobre vós? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa.” (Jz 9:2). Assim, vemos que Abimeleque se tornou líder, não porque Deus o tinha levantado, mas porque era bem articulado: “Então, os irmãos de sua mãe falaram a todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão.” (Jz 9:3). O argumento foi convencedor, porém seu plano era malicioso, pois logo após, assumir a liderança mandou matar todos seus irmãos: “… alugou Abimeleque uns homens levianos e atrevidos, que o seguiram. Foi à casa de seu pai, a Ofra, e matou seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. …” (Jz 9:4-5).

É bom ouvir pessoas com uma boa oratória, mas, alguns podem usar essa habilidade para fins malignos. Por isso, precisamos pedir a Deus discernimento espiritual para não cairmos em falácias.

A convivência entra Abimeleque e o povo de Siquém, não durou muito tempo: “suscitou Deus um espírito de aversão entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque,” (Jz 9:23). Tudo que começa de maneira errada, tem grande probabilidade de terminar mal. Foi o que aconteceu, pois, aquela união iniciada por uma boa lábia e articulação, terminou em guerra e destruição.

Portanto, não podemos nos deixar levar por pessoas habilidosas no falar, antes façamos o que a bíblia diz: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo 4:1).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 05 de outubro de 24.