Cautela ao falar com Deus

 



Ter diálogo com Deus é fundamental para nosso relacionamento com Ele, mas, precisamos ter zelo diante da sua presença.

Jó estava diante de Deus, e neste instante, sua atitude foi ficar calado: "Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse: Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca." (Jó 40:3-4). Não existe nada melhor do que está na presença de Deus, pois, diante da sua face, há abundância de alegria. Contudo, precisamos ter o devido cuidado, pois, somos emotivos e podemos falar coisas que não vamos cumprir.

O apóstolo Pedro, no calor da situação disse: "...  Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte." (Lc 22:33). Mas, posteriormente não conseguiu cumprir: "Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante." (Lc 22:34).

Jó, foi sábio em colocar a mão sobre sua boca, pois em Eclesiastes diz: "... chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, ..." (Ec 5:1) e continua: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; …" (Ec 5:2).

As vezes fazemos votos prometendo coisas, sem calcular os desdobramentos, então, antes de falar diante do Senhor, precisamos ter cautela: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes." (Ec 5:4).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 01 dezembro de 2023.