Ciclos

 


Quando somos crianças, há um tempo que começamos a perder os dentes de leite, mas quando isso acontece nascem dentes novos fortes e saudáveis.

Tudo na vida tem um período, quando um acaba outro logo começa. O povo de Israel, foi providos com maná do céu durante quarenta anos, mas ao chegarem na terra prometida, o maná parou: "No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã." (Js 5:12). O ciclo fechou, o tempo do maná tinha acabado, agora um novo tempo estava começando, onde novas provisões iriam surgir.

Enquanto, não havia meios naturais para que as necessidades do povo fossem supridas, Deus providenciou o sobrenatural, mas a partir do momento que tinha condições de trabalhar por alimentos, o maná cessou. Assim, aprendemos que enquanto não existir maneiras naturais para as necessidades, Deus faz milagres.

Contudo, o maná foi bom e excelente por um tempo, mas, a promessa estava se cumprindo, a terra que manava leite e mel estava diante deles. A troca foi de algo bom, por algo muito melhor: “... mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã." (Js 5:12)

Foi assim também com Elias e a viúva de Sarepta, enquanto havia seca, o azeite e a farinha não pararam: "Pois assim diz o SENHOR, Deus de Israel: ‘Sempre haverá farinha na vasilha e azeite no jarro, até o dia em que o SENHOR enviar chuva’”." (NVT 1Rs 17:14).

Desfrutar do milagre é importante, mas, também é necessário entender que há um tempo para cessar. O maná parou, o azeite e a farinha, pararam. O meio da provisão foi diferente, mas, o Deus foi o mesmo que continuou abençoando.

Portanto, precisamos aprender que existe o tempo do maná, mas também existe o tempo da terra que maná leite e mel, há um tempo de esperar o maná cair, mas também há um tempo de colocar a mão na massa e trabalhar. O Deus é o mesmo, mas os meios da bênção são diferentes.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 31 de agosto de 24.