Cisternas rotas

 


Cisternas são comuns nos lugares onde a água é escassa, são construídas com objetivo de armazenar água. Dentro do contexto natural são uteis e bem-vindas, pois, através delas muitas famílias têm suas necessidades supridas. Mas, quando se trata das questões espirituais, foi usada pelo profeta Jeremias como exemplo de uma escolha errada. Porque, cisternas são locais de armazenamento de água e não fontes, por isso, o mais importante não é ter grandes cisternas, mas, ter a fonte que jorra água da Vida.

Dentro desse contexto, o profeta repreende o povo por ter abandonado a fonte, para viver de cisternas: "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." (Jr 2:13). Essa realidade de abandono da fonte ainda acontece em nossos dias, pois, não são poucos que já provaram da Fonte do Senhor, mas, preferiram voltar a construir cisternas, em vez de continuar bebendo da Água da Vida.

O mundo vai sempre oferecer cisternas, mas, nem uma água de cisternas se comparar a água da fonte, dessa forma, precisamos é nos manter junto a fonte, ou melhor, manter a fonte dentro da gente, pois, o próprio Senhor diz: "aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (Jo 4:14) E ainda diz mais: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." (Jo 7:38).

Portanto, não queira viver de cisternas, antes, desfrute da Fonte da Vida que é o Senhor Jesus Cristo.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 05 de maio de 23.