Ciúmes

 



Ciúme: “Disposição ou atitude que não tolera a infidelidade. Nesse sentido Deus é zeloso, tem ciúmes e exige que os seus seguidores adorem somente a Ele.”

O profeta Ezequiel é levado por Deus, em uma visão na qual ele ver o povo de Israel provocando ciúmes em Deus; "… Fui levado à porta norte do pátio interno do templo, onde havia um ídolo que provocou o ciúme do SENHOR." (Ez 8:3). 

A idolatria é algo abominável, quando o povo começou a viver essa prática deplorável isso fez com que o Senhor acendesse sua ira: "Provocaram seu zelo, adorando deuses estrangeiros; despertaram sua fúria com ídolos detestáveis." (Dt 32:16). Podemos perceber que por diversas situações o povo provocou o Senhor: "… Olhei para o norte e ali, perto da entrada da porta junto ao altar, estava o ídolo que havia provocado o ciúme do SENHOR." (Ez 8:5). A situação foi piorando conforme a visão ia avançando: "“Filho do homem”, disse ele, “você vê o que estão fazendo? Vê os pecados detestáveis que o povo de Israel comete para me afastar de meu templo? Venha, e eu lhe mostrarei pecados ainda mais detestáveis que estes!”" (Ez 8:6).

Precisamos olhar com bastante atenção para esses textos, pois, pode ser que estejamos causando ciúmes ao nosso Deus. Porque, sabemos que o Senhor não divide sua glória com ninguém. Como em um casamento não há espaço para uma terceira pessoa, em nosso relacionamento com Deus não há lugar para ídolos. Também é verdade que não podemos servir a dois senhores, por isso, quando alguma coisa está tomando o lugar de Deus, isso vai provocar seu zelo.

Portanto, precisamos ter consciência que o Senhor, não nos quer de maneira dividida, Ele nos quer por inteiro, por isso Tiago diz: "… É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?" (Tg 4:5).

Portanto, devemos viver inteiramente para o Senhor, sem provocar ciúmes.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 30 de julho de 2023.