Condoídos

 



O compadecesse do próximo é uma prática ensinada por nosso Mestre e deve ser vivenciada  por todos os cristãos.

Ao lermos o livro de Jó nos deparamos com três personagens que demostraram empatia pelo sofrimento de Jó. E saíram de suas casas para prestar solidariedade: "Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo." (Jó 2:11).

Em um mundo onde cada vez mais, vemos pessoas se tornando insensíveis a dor do próximo, nos deparamos com esse texto bíblico que mostra o quanto é importante sermos sensíveis a situação do nosso irmão.

Jesus demostra a importância de termos misericórdia por nosso semelhante, quando nos conta a parábola do bom samaritano: "Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele." (Lc 10:33).

Deste modo, precisamos nos tornar mais sensíveis as situações em que nossos semelhantes se encontram, precisamos aprender exatamente o que significa “Misericórdia”:  Pena causada pela miséria alheia. Em certo sentido, é sentir como se estivesse no lugar do próximo.

Como nos sentimos quando vemos nossos irmãos sofrendo? O que fazemos quando nos deparamos com a dor alheia? Esses três amigos, se dispuseram a estar juntos a quem estava sofrendo. Que sejamos mais sensíveis, que tenhamos mais empatia, que no mínimo sejamos pessoas que oram por aqueles que estão sofrendo.

"E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; …" (Tg 5:15)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 16 de outubro de 23.