Conflitos

 


Por vezes, pessoas que deveriam se ajudarem, vivem em pé de guerra, por motivos banais.

Jefté venceu os amonitas, mas em vez de seus pares se alegrarem, contenderam com ele: "Então, foram convocados os homens de Efraim, e passaram para Zafom, e disseram a Jefté: Por que foste combater contra os filhos de Amom e não nos chamaste para ir contigo? Queimaremos a tua casa, estando tu dentro dela." (Jz 12:1).

A falta de unidade entre os geleaditas e os efraenitas foi algo grotesco, pois o fato dos efraenitas não terem participado do confronto contra os amonitas gerou revolta e descontentamento que resultou em conflito entre gente da mesma gente, pois os geleaditas e efraenitas eram parentes.

Infelizmente muitas famílias, irmãos, amigos e colegas de trabalho, que vivem em conflitos por motivos fúteis como esse de Gileade e Efraim, pois a vitória de Jefté favorecia a todos, mas a falta de compreensão no propósito gerou tensão que acabou em guerra entre eles.

Toda vez que as diferenças tomam espaço do propósito os resultados são brigas e discórdias. Porque uma das maneiras de evitar conflitos é ter em mente sempre o propósito, pois o propósito nos faz colocar as diferenças de lado.

Portanto, em vez de ficarmos enciumados com as conquistas dos nossos irmãos, devemos nos alegrar, pois a bíblia diz: “Alegrai-vos com os que se alegram ...” (Rm 12:15).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 08 de outubro de 24.