Consequências


Ouvir bons conselhos nos faz evitar muitos danos, contudo, quando os negligenciamos, colhemos os frutos da dureza do nosso coração.

O profeta Jeremias deixa claro que Israel iria passar setenta anos de cativeiro: "Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos." (Jr 25:11) Mas, essa situação poderia ter sido evitada se Israel tivesse ouvido a voz do Senhor. Pois, o Senhor os alertou: "Durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até hoje, tem vindo a mim a palavra do SENHOR, e, começando de madrugada, eu vo-la tenho anunciado; mas vós não escutastes." (Jr 25:3) E não foi por pouco tempo que o Senhor tentou fazer com que ouvisse sua voz, mas infelizmente a dureza do coração não os deixou ouvir.

Infelizmente a história se repete com personagens diferentes, mas, que seguem o mesmo script com os corações duros e ouvidos surdos. Quem segue o roteiro da desobediência tem o final desastroso: "Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras, … Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, … e os destruirei totalmente, e os porei por objeto de espanto, e de assobio, e de ruínas perpétuas." (Jr 25:8-9).

Deste modo, se não queremos um final semelhante a este que o povo israelita teve, precisamos dá ouvidos a voz do Senhor, que sempre tem falado em nosso tempo: "… Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações, …" (Jr 25:5). Portanto, hoje ainda há tempo, mas, chegará um tempo, que não haverá mais tempo, por isso, em vez trilhar o caminho da dureza de coração que já sabemos onde vai chegar, paremos agora e nos arrependamos dos nossos maus caminhos. Pois, como diz provérbios: "... mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Pv 28:13).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 07 de junho de 23.