Construindo monumentos

 


Em busca da glória pessoal.

Na maioria das vezes pessoas  que buscam a própria glória, vivem uma insatisfação pessoal, pois normalmente querem o lugar mais alto, a posição e o status.

Na bíblia há vários exemplos de pessoas como Saul, que além de desobedientes buscavam glória para si: “… “Saul foi para a região do Carmelo, onde levantou um monumento para si próprio; depois, seguiu para Gilgal”.” (1Sm 15:12). Pessoas que buscam a própria glória, querem ser ovacionadas, receber o tapinha nas costas, os elogios e os aplausos.

Quando alguém que busca a própria glória fala, a primeira pessoa de relevância é ele mesmo e se outro é elogiado lhe causa revolta. Saul ficou irado quando outro foi elogiado e não ele: “As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; …” (1Sm 18:7-8). O maior anseio da pessoa que busca a própria glória é ganhar destaque e seu principal medo é perder a glória.

Todo que busca a própria glória, quer o ponto mais alto, sua ambição é a promoção pessoal. Absalão filho de Davi, ao almejar o trono disse: “Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!” (2Sm 15:4). Por isso, muito cuidado com quem tem esse desejo, com quem se elogia, conta vantagens de seus feitos, pois normalmente estes querem construir monumentos para si, como Saul.

 Por outro lado, homens e mulheres de Deus erguem altares para o Senhor. Noé levantou altar para o Senhor: “Em seguida, Noé construiu um altar ao SENHOR ...” (Gn 8:20), Abraão fez altares para o Senhor: “... Abrão construiu um altar ali e o dedicou ao SENHOR, que lhe havia aparecido.” (Gn 12:7), Gideão: “Então Gideão construiu um altar para o SENHOR ...” (Jz 6:24). Estes e outros mais, construíram algo que exaltava ao Senhor, e não para si, pois sabiam que as bênçãos adquiridas vinham do Senhor e a glória deveria ser Dele.

Portanto, devemos observar nossos desejos, pois se queremos o lugar dos outros, se fazemos as coisas em busca de elogios, se nos achamos melhores do quem nos lidera, se a posição é o que mais almejamos, estamos construindo monumentos para nós mesmos. Por isso, o caminho é o arrependimento,  mudar de postura e passar a buscar a glória para Deus, pois é o único digno de toda honra, toda glória e todo louvor.

Monumentos são para quem busca a glória pessoal, altares, são para quem sacrifica o próprio eu, toma a cruz com objetivo de glorificar a Deus.

“Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.” (Is 42:8).

 Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 11 de novembro de 2024.