Crises

 


Crises surgem por momentos aleatórios ou porque, nós ou alguém as criou, contudo, em todos os casos é a oportunidade para que Deus manifeste o seu poder.

O rei da Babilônia teve um sonho e por causa dele criou-se uma crise para um grupo de pessoas: "Então, o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros …" (Dn 2:2), pois, tinham a missão não só de interpretar o sonho como também de contar o que o rei sonhou. Caso estes não resolvessem a situação perderiam as próprias vidas: "… Uma coisa é certa: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas monturo;" (Dn 2:5).

Foi em meio a essa crise que Deus usou Daniel para resolver o caso: "Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu." (Dn 2:19).

Em primeiro lugar Daniel não fugiu da responsabilidade, pelo contrário, se posicionou para trazer a solução: "Foi Daniel ter com o rei e lhe pediu designasse o tempo, e ele revelaria ao rei a interpretação." (Dn 2:16). As vezes muitas das situações não são resolvidas porque nos esquivamos ou transferimos as responsabilidades. Daniel, por sua vez, se disponibilizou para buscar a solução.

Em segundo lugar, Daniel buscou apoio para solucionar o problema, pois, tinha consciência que as consequências afetariam tanto aos magos e feiticeiros como a ele e a seus amigos: "Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros," (Dn 2:17). Assim, observamos que quando as crises chegam precisamos buscar ajuda das pessoas que podem contribuir para que haja soluções.

Em terceiro lugar, Daniel junto com seus amigos buscaram auxílio no Senhor:  "… pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, …" (Dn 2:18). Quando os casos são impossíveis precisamos ter essa mesma atitude, pois, só buscando a Deus, podemos resolver as situações mais complexas.

Portanto, olhemos para as crises como oportunidades, não fujamos das nossas responsabilidades, busquemos apoio, e principalmente busquemos ao Senhor.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 20 de setembro de 23.