Cuidado com a língua

 




Se tem uma coisa que pode causar grandes estragos, é a língua, e os que fazem mau uso sofrerão as consequências.

O salmista destaca o quão é perigoso o mau uso desse órgão tão pequeno: "A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos!" (Sl 52:2). No contexto, Davi tinha sido caluniado: "...Doegue, edomita, fez saber a Saul que Davi entrara na casa de Abimeleque …" (Sl 52:1).

Tiago em sua carta alerta sobre o perigo da língua: "Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno." (Tg 3:6).

Infelizmente não são poucas as pessoas que entram em enrascada por usar a língua de maneira indevida, falando o que não devia. A fofoca, as falas inadequadas, opiniões inapropriadas têm gerado muitos danos. Por isso se tem algo que precisamos ter muito cuidado é com esse pequeno órgão. Tiago continua alertando: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã." (Tg 1:26). Portanto, se tem uma preocupação que devemos ter é, em colocar freios em nossa língua, "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo." (Tg 3:2).

Façamos como o salmista, que ao ter consciência do perigo do mau uso da língua disse: "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios." (Sl 141:3).

"… porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio." (Sl 39:1)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 06 de janeiro de 24.