Cuidado quando falar

 



Quando não sabemos o que fazer o melhor é ficar calado.

Jó ao ouvir as palavras de Bildade, o reprendeu dizendo: "Grande foi a ajuda que você deu ao desvalido! Que socorro você prestou ao braço frágil! Belo conselho você ofereceu a quem não é sábio, e que grande sabedoria você revelou!" (Jó 26:2-3) De forma irônica Jó rebate Bildade, pois, suas palavras não o consolou.

Por vezes ouvimos pessoas que não contribui em nada quando fala, pois, em vez de ajudarem acabam agravando por falta de sabedoria na hora de fazer um comentário. Por isso que a bíblia diz em provérbios: "Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento." (Pv 17:28). Quando falamos de maneira indevida, somos mais insensatos do que um tolo em silêncio. Deste modo, precisamos aprender a discernir o tempo, pois existe:"… tempo de calar e tempo de falar," (Ec 3:7).

Se tivermos a oportunidade de falar que sejam boas palavras como está escrito: "A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata." (Pv 25:11).

Façamos uma análise de nossas falas, será que temos proferidos boas palavras, ou estamos falando com insensatez? Precisamos fazer como a bíblia diz: "Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!" (Pv 15:23).

Usemos nossas palavras com sabedoria e não com tolices.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 15 de novembro de 23.