É possível orar e não ser ouvido?

 



Orar é a maneira de nos relacionarmos com Deus, pois, através da oração é que podemos falar com Deus.

Será que é possível orar sem ser ouvido? No livro de Jó encontramos: "Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso." (Jó 35:13). De fato, há orações que não chegam ao trono de Deus, pois, são vazias. Jesus conta uma parábola que demostra isso: "O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;" (Lc 18:11) O orgulho e a presunção do fariseu fizeram com que sua oração não atingisse o alvo, ou seja, não chegou a Deus. Em Mateus também encontramos:  "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos." (Mt 6:7).

Portanto, tem oração que nunca serão respondidas, porque são vazias e tem fim em si mesma. Em Tiago vemos: "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." (Tg 4:3). O profeta Isaías disse: "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Is 59:2).

Como anda nossas orações? Será que não estão vazias, será que estão cheias de orgulho? Ou será que iniquidade tem impedido Deus de nos ouvir? Se queremos ser ouvidos por Deus precisamos seguir alguns conselhos da palavra do Senhor.

Primeiro, ter um coração quebrantado, o salmista disse: "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus." (Sl 51:17).

Segundo, arrepender-se dos pecados: "Ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais; fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR era Deus." (2Cr 33:12-13)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 25 de novembro de 2023.