Falsidade

 


A falsidade é uma postura mais repugnantes, quem é falso usa máscara para não revelar quem de fato é. Usa palavras e atitudes calculadas para esconder a verdadeira face.

O profeta Jeremias denuncia a atitude fraudulenta do povo de Judá, pois, agiam com falsidade. Por isso o profeta disse: "Apesar de tudo isso, não voltou de todo o coração para mim a sua falsa irmã Judá, mas fingidamente, diz o SENHOR." (Jr 3:10).

O fingimento é uma maneira de tentar enganar e cobrir a verdade e o verdadeiro caráter. Mas, ainda que alguém tente, não funciona diante de Deus. Pode-se iludir a amigos, parentes e outras pessoas, mas, ao Senhor jamais.

Nos dias atuais, há muitos que estão apenas fingindo ser crentes, por isso a bíblia nos alerta sobre falsidade: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, ..." (Mt 7:21). É mais verdadeiro alguém que vive na prática do pecado e não se esconde, do quem alguém que veste a roupa da religiosidade, vivendo uma falsidade. Por isso Judá foi mais repreendida do que Israel: "Disse-me o SENHOR: Já a pérfida Israel se mostrou mais justa do que a falsa Judá." (Jr 3:11). Não porque era santo, mas, porque estava sendo verdadeiro dentro da condição espiritual.

Portanto, sermos verdadeiro diante do Senhor é o mínimo que precisamos ser, pois, a falsidade, o fingimento, a máscara uma hora ou outra cairão, com diz em Lc 12:2: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.”

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 6 de maio de 23.