Fique no lugar onde vai ser mais útil

 



O profeta Jeremias vivenciou a invasão do rei da Babilônia a Jerusalém e foi preso junto com todos que estavam ali: "… estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados cativos para a Babilônia." (Jr 40:1) Contudo, recebeu a graça de ser posto em liberdade: "Agora, pois, eis que te livrei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. …" (Jr 40:4) Ao ser posto em liberdade foi Foi-lhe a opção de ir para Babilônia ou de permanecer na terra de Israel, e ele escolheu ficar com seu povo mesmo em um cenário difícil: "Jeremias voltou para Gedalias, filho de Aicam, em Mispá, e habitou em Judá com os poucos que haviam ficado na terra." (Jr 40:6).

A Babilônia oferecia algumas regalias: "… Se quiser ir comigo para a Babilônia, está bem. Providenciarei que cuidem de você. …" (Jr 40:4) Mas, ele preferiu ficar com Gedalias que foi nomeado para governar os poucos que restavam e eram pobres: "… o rei da Babilônia havia nomeado Gedalias, filho de Aicam, para governar o povo pobre que tinha ficado em Judá, isto é, os homens, as mulheres e as crianças que não haviam sido enviados para o exílio na Babilônia." (Jr 40:7).

Verdadeiros líderes não desistem e não deixam seus liderados, mesmo que tudo não vá bem. Foi isso que Jeremias fez, ficou com os menos favorecidos. Deste modo, podemos aprender que o mais importante não é usufruir dos prazeres que o mundo oferece, mas cumprir com o chamado que o Senhor tem em nossas vidas. Jeremias ficou com o povo, pois, entendia que seria mais útil junto aos que ficaram em Judá.

 

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 28 de junho de 23.