Forçado pelas circunstâncias

 


Agir por pressão nem sempre acaba bem.

As vezes nos deparamos em situações complicadas e temos que tomar uma decisão, mas mesmo que a situação não seja fácil precisamos ter o cuidado para não agirmos fora da vontade de Deus.

Saul foi ungido rei sobre Israel, reunido com o povo para uma batalha, contudo, precisava esperar o profeta Samuel: “Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali.” (1Sm 13:8) Mas devido a pressão do povo, Saul, fez o que não devia fazer, o que não era da sua competência: “Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.” (1Sm 13:9). Essa atitude foi trágica para Saul, sua ação diante da pressão popular o deixou bem com o povo, mas mal com Deus.

Deste modo, precisamos ter cuidado com os momentos de pressão, pois se agirmos forçados pelas circunstâncias e fora da vontade de Deus as consequências serão danosas. Saul agiu fora da vontade de Deus e para justificar disse: “eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.” (1Sm 13:12).

“Existem coisas que explica, mas não justifica”, a atitude de Saul foi explicada, mas não justificou, pois fez o que não era da sua competência: "Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; … Já agora não subsistirá o teu reino. …" (1Sm 13:13-14).

Assim, fica o alerta para nós, pois sempre vamos nos depararmos com situações complicadas, mas não podemos seguir o exemplo de Saul.

Quando vim para assumir a igreja Kerigma de Canhotinho, nossa irmão Miguel Alves falou: ‘Na dúvida, pare, si o sinal ficar amarelo ou vermelho o melhor é não avançar.” Isso é uma grande verdade, pois geralmente quem avança se dar mau. Saul avançou e por ter passado no sinal vermelho perdeu o reinado: “Já agora não subsistirá o teu reino. …” (1Sm 13:14).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 08 de novembro de 24.