Ganância

 



No mundo dos negócios tem-se a ideia equivocada de que o fracasso do concorrente é a porta do sucesso, contudo isso não é verdade, nem tão pouco deve-se desejar a queda de ninguém.

Tiro era uma cidade que imaginou exatamente isso, achou que com o fracasso da cidade de Jerusalém, o caminho estava livre para prosperar. Mas, diante dessa postura veia a Palavra do Senhor contra Tiro: "… Tiro se alegrou com a queda de Jerusalém e disse: ‘Ah! Aquela que era a porta para as mais prósperas rotas comerciais do leste foi quebrada, e agora é minha vez! Porque ela está desolada, eu ficarei rico!’." (Ez 26:2).

Há uma frase dita pelo Pr. Almy Alves: “Não construa sua casa destelhando a do outro”. Ou seja, não precisamos desejar que alguém se dê mal para que venhamos ter sucesso. Não é no fracasso dos outros que está nossa prosperidade, pois, quem assim pensa está cometendo o mesmo pecado da cidade de Tiro e as mesmas consequências podem os alcançar: "“Portanto, assim diz o SENHOR Soberano: Ó cidade de Tiro, sou seu inimigo e trarei muitas nações contra você, … Elas destruirão os muros de Tiro e derrubarão suas torres. Eu rasparei seu solo até torná-lo rocha bruta!" (Ez 26:3-4).

Portanto, se queremos prosperar o caminho é trabalhar sem querer passar a perna em ninguém, sem desejar o fracasso do concorrente. É preciso lembrar que nossa prosperidade vem do Senhor, carecemos ter a consciência do salmista que disse: "O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; ..." (Sl 138:8) Pois, quando assim temos essa convicção, não ficamos com inveja da prosperidade dos outros e nem nos alegramos com o fracasso, simplesmente esperamos no Senhor com a certeza de que dEle vem a nossa prosperidade.

Deus te abençoe

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 20 de agosto de 23.