Guiados por sonhos

 


Os sonhos por vezes foram usados por Deus para enviar uma mensagem a alguém. A bíblia fala do sonho de José do Egito, do sonho de Faraó e do rei Nabucodonosor, sonhos que tinham um significado e foram interpretados da maneira correta, revelados por Deus.

Contudo, quando lemos o profeta Jeremias, vemos que algumas pessoas estavam se baseando nos sonhos, alguém sonhava e já contavam como uma revelação divina: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei." (Jr 23:25) Podemos não ter clareza de como os sonhos acontecem, mas, temos convicção que nem todos são revelações divinas.

O problema estava tão grave que as pessoas estavam trocando o Senhor pelos sonhos, "Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, …" (Jr 23:27) Os sonhos estavam sendo endeusados, tomando o lugar da Palavra de Deus e por isso foram reprendidos por Deus: "O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; …" (Jr 23:28) Esse mesmo conselho serve para os nossos dias, pois, se vai contar um sonho conte apenas como sonho, porque não somos guiados por sonhos, mas, sim, pela Palavra de Deus.

A revelação que precisamos estão na bíblia, o caminho que devemos seguir está na bíblia, as orientações que necessitamos está na bíblia, tudo que carecemos se encontra na Palavra do Senhor: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça," (2Tm 3:16).

Portanto, não deixe os sonhos te perturbarem nem perturbe os outros com seus sonhos. A bíblia é nosso manual de regra, fé e prática. É bússola do cristão, como o salmista disse: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Sl 119:105).

 Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 03 de junho de 23.