Honrar a Deus, em todas as circunstâncias

 


Algumas pessoas deixam de servir ao Senhor, mediante as lutas, e outras quando tudo vai bem. Contudo nosso desafio é sermos fiéis em toda e qualquer circunstância.

Josué faz seu último discurso chamando a atenção do povo para permanecer fiel ao Senhor: "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;" (Js 23:6). Os israelitas depois de vários anos estava tomando posse da terra prometida, tinham paz por todos os lados: "… SENHOR lhes deu repouso em redor, segundo tudo quanto jurara a seus pais; …" (Js 21:44). Mas, diante da bênção, eles deveriam permanecerem fiéis.

Neste novo momento, eles não deviam se esquecer do Senhor, pois a promessa tinha se tornado realidade: "Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o SENHOR, vosso Deus." (Js 23:11).

Infelizmente existem pessoas que, em face as lutas, deixam de servir a Deus. Jesus exemplificou isso na parábola do semeador: "O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza." (Mt 13:20-21). Mas na mesma parábola vemos que pessoas podem se desviar ao confiar na riqueza: "O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera." (Mt 13:22).

Portanto, precisamos ter cuidado para permanecermos fiéis ao Senhor, tanto na escassez quanto na abundância, nas lutas e nas vitórias. Paulo foi fiel e disse: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." (Fp 4:11-13).

Deste modo, nas lutas devemos buscar o Senhor, pois é fiel para fazer mais o que imaginamos, mas diante da bênção, também não podemos nos esquecer do Senhor e honrá-lo.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 23 de setembro de 24.