Ídolos

 



Ídolos são imagens que representam “deuses” dentro das religiões.

A idolatria é a prática de cultuar a ídolos, imagens, venerar como se fosse deuses. Essa prática sempre é condenada pela Bíblia Sagrada: “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5:5).

 Diante desse tema o salmista disse: ”Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca. Como eles se tornam os que os fazem, e todos os que neles confiam.” (Sl 135:15-18). Em outras palavras, ídolos não tem poder algum, mas, aqueles que os veneram pecam contra o Senhor, e vivem distante de Deus.

Tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas é idolatria, e não são apenas as imagens e esculturas que fazem esse papel, mas, tudo aquilo que se admira de forma exagerada. Há quem de maneira excessiva admiram pessoas famosas e até as chamam de “meu ídolo”, outras, o dinheiro e a riqueza como deus, porém, tudo isso são práticas idólatras, e tiram Deus do centro da vida do homem.

Talvez não nos prostramos diante de imagens, mas, precisamos ficar atentos, para não colocar pessoas, bens materiais, dinheiro e outras coisas mais, no lugar do Senhor, pois caso isso aconteça, seremos semelhantes aos idólatras. Antes, o Senhor deve ser sempre o centro das nossas vidas, o foco da nossa adoração.

“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4:10)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 17 de maio de 24.