Impaciência



Se tem uma coisa, que estamos perdendo é a paciência.

O povo de Israel, perdeu a paciência, por isso, tornaram a reclamar e murmurar: "Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho." (Nm 21:4). "E o povo falou contra Deus e contra Moisés: …" (Nm 21:5).

Esperar não é uma tarefa fácil, principalmente nos últimos dias, onde temos sido ensinados a querer tudo de forma imediata. Quando, algo parece demorar logo ficamos estressados, por isso, talvez o nosso maior desafio seja aprender a esperar.

A tecnologia acelerou alguns processos, então passamos a querer que tudo aconteça rápido, mas existem coisas que não temos controle, e é necessário esperar. Esse querer as coisas de imediato tem adoecido esta geração, novas doenças são catalogadas, como: Burnout, síndrome do pensamento acelerado. Estresse, ansiedade, entre outras.

Mas, o pior de tudo, é que devido esse comportamento ansioso, da falta de paciência tem nos levados a querer que Deus faça tudo em nosso tempo, e isso tem levado a alguns perderem a fé e a esperança. Portanto, precisamos reaprender a esperar, cultivar a paciência, entender que Deus tem um tempo e um modo de fazer as coisas. E ainda que pareça demorar, devemos continuar esperando com paciência.

O salmista aprendeu: " Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro." (Sl 40:1). Esperar deve ser uma característica dos filhos de Deus, daqueles que creem, o profeta Habacuque disse: "Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará." (Hc 2:3).

Deste modo, para nós que somos filhos de Deus, é nosso dever aprender a esperar, não podemos perder a paciência, antes devemos cultivar a esperança, pois, quem prometeu, não tarda e nem falha, mas chega no tempo certo: "Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR." (Sl 27:14).

 "vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," (Gl 4:4).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 20 de novembro de 2025.