Inimigos da luz

 



A luz expõe tudo que está oculto

Neste discurso de Jó ele destaca que o ímpio não anda na luz: "Os perversos são inimigos da luz, não conhecem os seus caminhos, nem permanecem nas suas veredas." (Jó 24:13). Quem vive na prática do pecado geralmente tenta ocultar seus atos, faz de maneira que os outros não possam ver, vivem na escuridão do pecado e com medo de que suas obras sejam expostas.

É por isso que os que vivem pecando tem raiva de quem anda na luz de Cristo, pois, quem anda fazendo o que é correto, acaba expondo quem não é. A corrupção só é exposta por alguém que anda fazendo a justiça, a mentira é exposta por alguém que anda na verdade. Por isso os perversos são inimigos da luz.

No evangelho de João encontramos: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras." (Jo 3:19-20).

Mas, mesmo que o mundo continue nos odiando, precisamos permanecer sendo aquilo que Jesus nos chamou para sermos: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;" (Mt 5:14). Por isso, quem anda nas trevas não se aproxima da luz e odeia quem é luz, assim, precisamos lembrar e continuar como tais: "porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas." (1Ts 5:5).

Portanto, sejamos luz, para quem está na escuridão do pecado: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1Pe 2:9).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 13 de novembro de 23.