Jesus e o preço em segui-lo
![Jesus e o preço em segui-lo](https://icek.com.br/uploads/galery/2020/03/7210389395e4bd88bf78dfad9e902c5f32f491393f771.jpg)
“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.” Lucas 9:57
Todas as nossas escolhas geram consequências. Tudo tem um preço. As decisões entre casar ou ficar solteiro, estudar ou não, ser empresário ou empregado, obedecer ou desobedecer, mudar ou manter, ficar ou ir embora, seguir a Jesus ou não... Todas elas têm um preço. E escolher seguir a Jesus, não é diferente.
1ª situação: Podemos perder nosso conforto por seguir a Jesus.
“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Lucas 9:57-58)
2ª situação: “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus” (Lucas 9:59-60)
Jesus nos convida a segui-Lo, mas, por “esperarmos” demais para atender, podemos perder as oportunidades que Ele nos dá. Quando o homem responde “deixa que eu primeiro vá a enterrar meu pai”, o pai dele ainda estava vivo. Ele queria esperar a morte do pai para seguir a Jesus e, talvez, por isso tenha perdido a chance de anunciar a mensagem que Jesus mandou.
3ª situação: Quem arava a terra, tinha que manter o foco na sua frente, caso contrário o arado podia desviar-se do caminho certo. Se escolhemos seguir a Jesus, não podemos manter nossos olhos nas coisas do mundo.
“Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9:61-62)
· O QUE PODEMOS APRENDER?
- Nem sempre calculamos o que dizemos e fazemos: por vezes prometemos, falamos e fazemos coisas sem pensar nas consequências que isso terá. Pedro afirmou a Jesus que nunca se afastaria dEle. Mas na mesma noite, chegou a negar Jesus por três vezes, sem ao menos questionar-se, arrependendo-se quando o galo cantou e o fez lembrar do que Jesus tinha dito. (Marcos 14:66-72; Mateus 26:29-75)
- As oportunidades são únicas, vem e vão embora. Aproveite-as: Exemplo: o jovem rico
“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (Marcos 10:17-22)
O jovem, por amar mais a suas riquezas do que a Cristo, perdeu a oportunidade em segui-Lo.
-Devemos firmar nosso propósito de servir a Deus até alcança-Lo: quando Deus chamou Noé para construir a arca, não foi uma tarefa simples. Um barco de três andares com 135 metros de comprimento e 22,5 metros de largura. Mas Noé firmou o propósito em seu coração de fazer a obra do Senhor. Durante 120 anos, Noé pregou ao povo e construiu a arca que o salvou e a toda a sua família (Gênesis 6-9). Quantas vezes somos inconstantes no nosso propósito de servir a Deus? Quantas vezes fracassamos porque estabelecemos metas, alvos, mas não insistimos, não continuamos ou desistimos nas primeiras dificuldades? Precisamos ser constantes na decisão de obedecer ao Senhor, custe o que custar.
Deus tem coisas melhores para nós do que as que passaram. Mas precisamos acreditar e confiar nele para prosseguir.
· QUAL A RECOMPENSA DE SEGUIR A JESUS?
“Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.” (Marcos 10:28-31)
Deus tem o melhor reservado para nós. Apesar das dificuldades, dos problemas e perseguições. Jesus ressalta que seremos perseguidos, mesmo com a recompensa. Mas Ele nos garante:
"Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria." (Isaías 61 : 7)
O Senhor não nos abandona e tem grandes projetos para nós, mas precisamos pagar o preço e aceitar as consequências de segui-Lo.
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6)
Por: Pastor Almy Alves
Publicações Relacionados
Por trás dos ídolos estão os demônios.
30 de ago. de 2020 1 Coríntios 10. Tema: Por trás dos ídolos estão os demônios. ...
2 Crônicas 5. Tema: O louvor que atrai a presença de Deus.
“... e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de...
Chegou a hora de cruzar o seu Jordão
Referência: Josué 1.1-9 INTRODUÇÃO 1. O raiar de um novo ano abre diante de nós novos desafios. Atravessamos o deserto, enfrentamos lutas,...