Líderes e liderados comprometidos

 


Quando os líderes estão alinhados com a vontade de Deus, muitos se alinharão.

No capítulo dez de Neemias os líderes do povo fizeram uma aliança em se comprometer com aquilo que estava escrito na lei de Moisés: “Os que assinaram e selaram o documento foram: O governador Neemias, filho de Hacalias, e Zedequias.” (Ne 10:1), em consequência dessa postura muitos outros também se comprometeram, como resultado todo o povo seguiu o exemplo deles: “Então o restante do povo … uniu-se a seus líderes e assumiu um compromisso solene. …” (Ne 10:28-29).

 Já disse alguém: “Palavras comovem, exemplo arrasta”. Foi a postura dos líderes que influenciou, por isso há um peso maior sobre quem lidera, pois suas atitudes servem de direção para seus liderados.

A bíblia é cheia de exemplos de líderes que influenciaram, quando eram tementes a Deus o povo seguia e a bênção de Deus vinha sobre toda a nação, mas também quando a liderança era ruim, todo o povo se desviava. Vemos isso acontecer no período dos reis de Israel e Judá.

Portanto, se queremos um alinhamento com a vontade do Senhor precisamos que todos se comprometam, tantos líderes como liderados precisam decidir seguir ao Senhor, o salmista disse: “Prometi uma vez e volto a prometer: obedecerei a teus justos estatutos.” (Sl 119:106). Que assim seja entre líderes e liderados, todos unidos no único propósito, obedecer ao Senhor.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 29 de maio de 25.