Marca no coração

 



Todos os judeus são reconhecidos por uma marca externa feita em seu corpo denominada circuncisão. Essa marca é símbolo da aliança entre Deus e Abraão, descrita em Gêneses: "Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado." (Gn 17:10).

No livro do profeta Ezequiel observamos que aqueles que querem se aproximar do Senhor devem estarem circuncidados: "Assim diz o SENHOR Deus: Nenhum estrangeiro que se encontra no meio dos filhos de Israel, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário." (Ez 44:9). Podemos observar que o profeta faz questão de destacar que essa circuncisão precisa está no coração, e apenas homens e mulheres que tem uma aliança com Deus internamente podem desfrutar da sua maravilhosa Presença.

Na carta de Paulo aos romanos ele destaca de onde procede a verdadeira circuncisão: "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, …" (Rm 2:29). E em Filipenses diz mais: "Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne." (Fp 3:3)

Essa é a verdadeira aliança que devemos carregar, pois é produzida no coração pelo Espírito Santo. E é vista através de mudanças no caráter do indivíduo.


Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 12 de setembro de 23.