Mudança de dentro para fora

 



“não adianta dá banho no porco, colocar perfume, pois, na hora que tiver a oportunidade ele vai voltar para lama.”

O povo de Israel pecou contra o Senhor, andando no caminho de nações que não agradavam a Deus: "… Pois não andastes nos meus estatutos, nem executastes os meus juízos; antes, fizestes segundo os juízos das nações que estão em redor de vós." (Ez 11:12).

Essa postura os levou ao cativeiro babilônico e o profeta Ezequiel estava junto a eles, e foi dentro desse contexto que o profeta teve diversas visões: "Então, falei aos do cativeiro todas as coisas que o SENHOR me havia mostrado." (Ez 11:25).

Dentro dessa visão o profeta tem a revelação de que o Senhor faria algo diferente em seu povo, mas, essa obra não seria externa, mas, algo dentro: "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;" (Ez 11:19).

Ao olharmos para esse texto, podemos observar que toda mudança começa no coração, quando o coração é transformado todo resto muda. “Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gn 6:5), dos sentimentos (1Sm 1:8) e da vontade (Sl 119:2).” Por isso, quando a mudança acontece apenas de forma externa, corre um sério risco de voltar a praticar as mesmas obras pecaminosas. No evangelho de Mateus o Senhor diz: "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem." (Mc 7:21-23)

Por isso, a necessidade do novo nascimento que Jesus diz em conversa com Nicodemos: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3:3) Sem a regeneração do coração que o Espírito Santo faz no homem é impossível mudar, mas, quando o novo nascimento acontece, recebemos um novo coração e passamos a viver para glória de Deus: "para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." (Ez  11:20).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 03 de agosto de 23.