Não culpe a mensagem

 


Quando estamos errados, por vezes colocamos a culpa na mensagem ou no mensageiro

O profeta Jeremias é enviado por Deus a falar sua Palavra, sem omitir nada: "Assim diz o SENHOR: Põe-te no átrio da Casa do SENHOR e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar à Casa do SENHOR, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem uma palavra sequer." (Jr 26:2) Mas, falar a Palavra do Senhor a quem não quer ouvir é como jogar pérola aos porcos, "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem." (Mt 7:6) Foi exatamente isso que o profeta Jeremias viveu, levou a preciosa Palavra do Senhor ao seu povo, mas, este não a recebeu e se revoltou contra o mensageiro: "Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto." (Jr 26:8).

Os israelitas eram responsáveis pela dura palavra que estavam ouvindo e em vez de se arrependerem e aceitarem a Palavra do Senhor, culparam a Jeremias. Este é o mal de muitas pessoas, pois, rejeitam a mensagem do Senhor, querendo alterá-la em vez de aceitá-la e ainda culpam os que a anunciam. Mas, se tem algo imutável é a Palavra do Senhor, jamais será alterada.

Pois, a Palavra quando é anunciada tem dois objetivos: o primeiro, promover conversão e transformação a quem ouve. E o segundo, condenação a quem não dá ouvidos: "Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. …" (2Co 2:16). Portanto, ao ouvirmos a Palavra do Senhor, não coloquemos a culpa no mensageiro ou na mensagem, antes, ouçamos a Palavra e nos arrependamos, pois quando nos quebrantamos somos por Deus perdoados e temos a vida transformada.  

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 08 de junho de 23.