Não se alegra com a desgraça dos outros

 



Diz o ditado: “Quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho".

O profeta Ezequiel recebeu uma mensagem sobre os Amonitas, pois, estes quando viram Israel sofrendo, em vez de se compadecer zombaram: "Transmita aos amonitas esta mensagem do SENHOR Soberano: Ouçam a palavra do SENHOR Soberano! Porque vocês se alegraram quando meu templo foi profanado, zombaram de Israel em sua desolação e riram de Judá quando ele foi enviado para o exílio," (Ez 25:3).

Se alegrar com a desgraça dos outros não é uma atitude louvável, pelo contrário, é algo repugnante e Deus não aprova. Por isso, ao vermos os outros se dando mal, precisamos seguir o conselho de provérbios: "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar;" (Pv 24:17).

Portanto, diante das desgraças alheias, precisamos vigiar para não cometer o mesmo erro dos amonitas, pois, ao se alegrarem com a desgraça dos israelitas atraíram sobre se a ira divina: "levantarei minha mão contra vocês. Eu os entregarei como despojo a muitas nações. Eliminarei vocês dentre os povos e os destruirei completamente. …" (Ez 25:7).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 19 de agosto de 23.