Não se faça de desentendido

 



Às vezes damos uma de “João sem braço”, como diz o ditado.

O povo de Israel não estava vivendo em comunhão com Deus, tanto os sacerdotes como o rei não viviam em temor a Deus e de igual modo o povo, mas, mesmo assim, buscavam uma resposta favorável do Senhor: "Pergunta agora por nós ao SENHOR, por que Nabucodonosor, rei da Babilônia, guerreia contra nós; …" (Jr 21:2) Contudo, a Palavra de Deus foi dura contra eles: "Então, Jeremias lhes disse: Assim direis a Zedequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Eis que farei retroceder as armas de guerra que estão nas vossas mãos, … Pelejarei eu mesmo contra vós outros com braço estendido e mão poderosa, …" (Jr 21:3-5).

Eles se fizeram de desentendidos, pois, da maneira como viviam não poderiam contar com ajuda do Senhor, porque não estavam honrando a Deus. A bíblia diz no livro de 2Samuel o seguinte: "… agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos." (1Sm 2:30). Viver a vida em pecado e querer o apoio do Senhor, parece ser um grande desaforo, o salmista disse: "Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível." (Sl 18:26). Portanto, se alguém deseja a ajuda do Senhor, precisa primeiro se arrepender dos pecados.

Dentro desse contexto vemos João Batista dizer: "… Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;" (Mt 3:7-8). Por isso não dê uma de “João sem braço”, não ache que vivendo uma vida na prática do pecado sem se arrepender vai atrair o favor do Senhor, pelo contrário, colheremos o fruto de nossas más atitudes.

Portanto, busquemos ao Senhor, não só com intuito de receber os benefícios, mas, primeiro com objetivo de buscarmos perdão, pois, só os que se arrependem alcança misericórdia.

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Pv 28:13)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 01 de junho de 23.