O acúmulo de riquezas

 



Há um ditado que diz: “Quem tem é quem mais quer”. De fato, pessoas ricas tem como objetivo aumentar suas posses.  Viver com isso em mente é uma grande tolice, pois acúmulo de riquezas sem propósito é apenas vaidade. Jó diz: "Se o perverso amontoar prata como pó e acumular vestes como barro, ele os acumulará, mas o justo é que os vestirá, e o inocente repartirá a prata." (Jó 27:16-17).

Ser rico não é pecado, pois, a bíblia fala dos patriarcas e estes eram ricos: "Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro." (Gn 13:2), Isaque também foi prospero: "O Senhor o abençoou muito, e ele se tornou muito rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos." (Gn 24:35). Mas, estes homens tinham como fonte o próprio Deus, pois, apesar das riquezas que acumularam nunca perderam o foco, o Senhor sempre foi o centro de suas vidas.

O dinheiro deve ser usado de maneira que o nome do Senhor seja glorificado, porque quem tem muitas posses e vive como avarento, nunca satisfará a sede por dinheiro. E já disse alguém: “O dinheiro é um ótimo servo, mas, um péssimo patrão”. Se o dinheiro for a nossa única finalidade viveremos como perversos e nos afastaremos da presença de Deus.

A bíblia diz: "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição," (1Tm 6:9). O desejo desenfreado por dinheiro tem levado a muitos para dentro da desgraça, são pessoas de muitas posses e grandes riquezas, mas, pobres, aprisionadas pela avareza.

Assim, acumular riquezas apenas por acumular é uma grande loucura, confiar no dinheiro é tolice, antes, aqueles que tem grandes posses precisam seguir o conselho da Palavra de Deus: "Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação." (1Tm 6:17).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 16 de novembro de 2023.