O chamado

 



Todo emprego começa quando primeiro nos encontramos com o dono ou com o responsável do trabalho. Primeiro se alinha a visão e esclarece a missão.

O profeta Jeremias foi chamado por Deus e como Senhor da obra deixou claro a missão e seu papel de servo. Diz o texto: "… o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, …" (Jr 1:9-10) A missão de Jeremias não era das mais fáceis, ele se sentiu incapaz: "Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança." (Jr 1:6) Mas, quem o estava chamando também estava capacitando: "Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás." (Jr 1:7).

Jeremias se viu como criança, como alguém incapaz, mas, essa sempre será o diferencial dos Servos do Senhor, pois, quando nos sentimos incapazes o poder do Senhor nos capacita. O apóstolo Paulo disse: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. …" (2Co 12:9). Deste modo, o profeta Jeremias, era incapaz, mas, recebeu do Senhor a capacitação: "Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras." (Jr 1:9).

Portanto, precisamos entender que quem nos chama é Deus, quem nos capacita e nos envia também é Ele, a única coisa que precisa existir em nós é a disposição. O profeta foi chamado, capacitado e enviado. Assim, se nos dispusermos nas mãos do Senhor, também seremos capacitados e enviados. E mesmo que venhamos encontrar dificuldades o Senhor estará presente em todo tempo, assim, como esteve com Jeremias: "Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." (Jr 1:19)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 03 de maio de 23.