O coração

 



Diz o ditado: “O coração é terra que ninguém anda”

Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto, dos sentimentos e da vontade.

No coração se esconde aquilo que somos de verdade, pois, com nossas ações podemos maquiar, iludir, fingir ser o que não somos e enganar a terceiros. Mas, diante de Deus nosso coração está exposto e não podemos nos esconder.    

O profeta Jeremias diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17:9) Tudo que está no coração uma hora ou outra vai sair, seja em palavras ou atitudes. Em Mateus Jesus disse: "Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias." (Mt 15:19). Por isso, toda real transformação acontece de dentro para fora, pois, se não há uma transformação na fonte dos sentimentos, não haverá mudança.

Quando olhamos para dentro de nós, percebemos que nem a nós mesmo conhecemos, pois, por vezes temos atitudes e reações que nos assombra. Não é atoa que o Salmista diz: "Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos." (Sl 26:2) Há única pessoa que pode de fato sondar o interior é o Senhor: "Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações." (Jr 17:10).

Portanto, devemos pedir a Deus que sonde o nosso coração e o transforme: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne." (Ez 36:26).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 26 de maio de 23.