O crescimento pode incomodar
Pessoas quando param de crescer, se incomodam com o avanço dos outros.
Saul tinha tudo para ser um grande rei, mas pisou na bola, agora sem a presença de Deus, via Davi crescer e ter sucesso, isso gerou inveja no coração de Saul: "Saul ficou indignado com essas palavras. “O que é isso?”, disse ele. “Atribuem a Davi dezenas de milhares, e a mim, apenas milhares? Só falta o declararem rei!”" (1Sm 18:8).
O crescimento de Davi gerava medo em Saul, pois sabia que Deus era com ele: “Davi continuou a ter êxito em tudo que fazia, pois o SENHOR estava com ele.” (1Sm 18:14).
O incomodo, o medo e a inveja eram resultado da ausência de Deus na vida de Saul, a situação foi se agravando ao ponto de tentar matar a Davi: “e, de repente, atirou-a contra Davi, com a intenção de encravá-lo na parede. Davi, porém, escapou duas vezes.” (1Sm 18:11).
Diante disso, vemos que o crescimento e o sucesso de quem teme a Deus sempre vai causar incomodo naqueles que estacionaram na caminhada e estão longe do Senhor, pois o avanço de quem tem o temor, expõe quem está longe da presença do Senhor.
Quando alguém está trabalhando pode expor quem está apenas fingindo, quem vive em santidade expõe quem vive em pecado, quem anda na luz expõe quem anda nas trevas. Por isso, perseguições acontecem, “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12)
Os religiosos da época de Jesus tinham inveja Dele, pois a maneira de falar e de viver do Senhor deixavam a vida deles expostas: "Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado." (Mc 15:10).
Nem Davi e nem o Senhor Jesus pararam e nem foram parados em face do descontentamento e perseguições de quem estava em volta. Davi continuou até que Deus o fez sentar no trono. Jesus continuou e hoje tem um nome acima de todos os nomes: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome," (Fp 2:9).
Pessoas como Saul e os líderes religiosos da época de Jesus, sempre irão surgir, contudo, o importante é não parar, pois ainda que intentem males, não impedirão o propósito de Deus, pelo contrário podem serem instrumentos para que seja concretizado.
Deus te abençoe!
Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 14 de novembro de 24.
Publicações Relacionados
Por trás dos ídolos estão os demônios.
30 de ago. de 2020 1 Coríntios 10. Tema: Por trás dos ídolos estão os demônios. ...
2 Crônicas 5. Tema: O louvor que atrai a presença de Deus.
“... e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de...
Chegou a hora de cruzar o seu Jordão
Referência: Josué 1.1-9 INTRODUÇÃO 1. O raiar de um novo ano abre diante de nós novos desafios. Atravessamos o deserto, enfrentamos lutas,...