O Jejum

 


O jejum é uma prática louvável e todo cristão deve usufruir dele, contudo, não podemos fazer como uma religiosidade para barganhar com Deus.

A nação israelita tinha a prática de jejuar e faziam com muito empenho, porém, a maneira de como fazia não estava agradando ao Senhor, que os questionou: "Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR?" (Is 58:5). Assim, podemos observar que ter essa boa prática religiosa, pode não agradar a Deus, se nossas vidas não estiverem em coerência com a vontade de Deus e o amor ao próximo, pois, a Palavra do Senhor nos diz: "… pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." (1Jo 4:20).

Por isso nem um jejum deve ser superficial, antes, deve iniciar com o quebrantamento, arrependimento e quando isso acontece o jejum ganha sentido. Pois, antes do jejum devemos ter uma vida longe do pecado: "Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?" (Is 58:6). Por isso vivenciar o jejum é tão importante quanto fazer o bem, "Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?" (Is 58:7).

Certa vez o Senhor Jesus disse: "… devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (Mt 23:23). Assim, a prática do jejum é importante e gera saúde espiritual e jamais deve ser negligenciado.

Precisamos lembrar que o jejum é a fome de Deus, é deixarmos de alimentar o físico para alimentar o espírito, é a frase sem palavras do quanto desejamos o Senhor. É viver um momento penitente sem esquecer de fazer o bem, abandonar o pecado e buscar viver para Deus.    

 

"Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, …" (1Jo 4:12)

 

Deus te abençoe!

 

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 16 de abril de 23.