O legado

 


O povo de Israel não ia bem diante de Deus, uma geração anterior fez o que era mal e a geração atual do contexto de Jeremias sofreu as consequências.

Ao lermos a palavra do Senhor, percebemos que nossa responsabilidade vai além do dar conta das nossas vidas, há também uma responsabilidade sobre a próxima geração. O profeta Jeremias deixa claro quando disse: "Então, lhes responderás: Porque vossos pais me deixaram, diz o SENHOR, e se foram após outros deuses, e os serviram, e os adoraram, mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram." (Jr 16:11).

Há um tempo uma pergunta tomou conta do Brasil, embalada por uma emissora de tv: “Que Brasil que você quer para o futuro?” Muitos responderam no âmbito da política, educação, saúde, infraestrutura entre outras respostas. Mas, nem uma resposta se deu em relação ao que realmente importa, que é uma vida de temor a Deus. Pois, ainda que tivéssemos tudo que as pessoas responderam, sem Deus não há futuro. Pois, se queremos ver uma nação forte, esta precisa conhecer ao Senhor, como disse o profeta Daniel: "… o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo." (Dn 11:32).

Vemos pais se esforçando em dar: uma boa educação, alimentação, morada, conforto e tecnologia, mas, esquecendo do mais importante, que é ensinar seus filhos a terem uma vida com Deus. A bíblia diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Pv 22:6)

O maior legado que podemos deixar para próxima geração é o temor a Deus, pois, se falharmos neste papel a próxima geração sofrerá duras consequências. Portanto, é hora de avaliarmos nossa conduta, pois, se estivemos vivendo de maneira que não agrada a Deus, sofreremos e causaremos sofrimentos na próxima geração.

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 24 de maio de 23.