O orgulho

 


Se tem um pecado que precisamos ter cuidado é com o orgulho, pois, todos que cai nele sofrem as suas consequências.

O povo de Moabe se achava capaz: "“Você costumava dizer: ‘Somos fortes, guerreiros valentes’." (Jr 48:14), nunca tinham passado por exílio: "“Desde o início de sua história, Moabe viveu em paz; nunca foi para o exílio. …" (Jr 48:11). Mas, ao ver a situação dos israelitas passou a zombar: "Você não zombou dos israelitas? …" (Jr 48:27).

Essa geralmente é a postura do soberbo, se acha melhor que os demais, e faz pouco caso dos outros. Assim estava Moabe: "Todos nós ouvimos falar do orgulho de Moabe, pois seu orgulho é muito grande. Sabemos de sua soberba, sua arrogância e seu coração altivo." (Jr 48:29) Mas, como bem diz provérbios: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." (Pv 16:18).

Portanto, tenhamos cuidado com orgulho, se este pecado for encontrado em nossos corações seremos disciplinados do mesmo modo que Moabe: "“Como se estilhaçou! Ouçam o choro! Vejam a humilhação de Moabe! Tornou-se objeto de zombaria, exemplo de ruína para todos os seus vizinhos.”" (Jr 48:39).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 08 de julho de 23.