O pecado é danoso

 



Foram vinte reis que subiram ao trono em Jerusalém e o último foi Zedequias que também pecou contra Deus: "Fez ele o que era mau perante o SENHOR, conforme tudo quanto fizera Joaquim." (2Rs 24:19).

Zedequias quando chegou ao poder Israel já estava subjugado pelo rei da Babilônia. Este se revoltou contra Nabucodonosor, com um desejo de ver sua nação livre: "… Zedequias rebelou-se contra o rei da Babilônia." (Jr 52:3) Mas, sua revolta não resultou em nada, pelo contrário causou mais danos: "Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, e não havia pão para o povo da terra," (Jr 52:6).

O rei de Israel se revoltou contra os efeitos, esquecendo a causa. Pois, o fato de Israel está subjugado não era resultado do poder babilônico, mas, do pecado praticado por longo período pelos israelitas.

As vezes vemos pessoas querendo mudar os efeitos sem mudar o que causa os efeitos. É como tratar doenças tomando apenas remédios para aliviar os sintomas, eles podem sumir por um tempo, mas, logo voltará porque não foi tratado a causa dos sintomas que é a doença.

As diversas consequências do povo israelita era o pecado, sem mudança na causa os efeitos continuarão desastrosos: "E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes." (Jr 52:13).

Por isso, se queremos mudanças precisamos combater a causa, que é o pecado. Ou nos arrependemos e nos quebrantamos perante o Senhor, ou continuaremos sofrendo os efeitos da vida pecaminosa. Não adianta tomar analgésico para maquiar os efeitos, enquanto o câncer continua sem tratamento. Precisamos entender que se queremos uma nova vida precisamos nos arrepender dos nossos pecados, confessar a Cristo, como nosso único e suficiente salvador, aceitando o seu sacrifício na cruz. Pois, sem Cristo, não há libertação, não há vida nova e nem liberdade.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1Jo 1:9)

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 13 de julho de 2023.