O perverso causa a própria ruina

 


O discurso de Abildade amigo de Jó, afirma algo verdadeiro: "Na verdade, a luz do perverso se apagará, … os seus passos fortes se estreitarão, e a sua própria trama o derribará. Porque por seus próprios pés é lançado na rede e andará na boca de forje." (Jó 18:5,7-8). O sucesso de quem planeja o mal é cair em sua própria armadilha. A bíblia dá inúmeros exemplos de pessoas que intentaram o mal e o resultado foi a própria ruína.

O livro de Ester fala sobre Hamã, homem perverso que intentou o mal contra os judeus e contra Mordecai, construindo ele uma forca, foi nela enforcado: "Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. …" (Et 7:10).

O livro de Daniel também nos dá outro exemplo de planos malignos que se voltaram contra os idealizadores: "Ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos." (Dn 6:24).

Deste modo, fiquemos tranquilos quanto aos planos perversos contra nós, pois, é certo que não prosperará, antes se voltará contra quem o planejou. Por outro lado, precisamos refletir sobre nossos planos, pois, se tiverem a intenção maligna com objetivos de atingir a terceiros, fiquemos certos de que sofreremos os danos.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7).

Deus te abençoe!

Igreja Kerigma de Canhotinho-PE, 04 de novembro de 23.